As Vozes do Oceano

Cadê os golfinhos do Rio Mampituba??

Foto:Luiz Felipe Zanette

Foto:Luiz Felipe Zanette

Desde que um deles recentemente foi pego por uma rede dentro do Rio Mampituba, nenhum dos outros delfins adentraram novamente o rio, para o pesar dos tarrafeiros.

Essa história está rodando de boca em boca no Passo e em Torres. Segundo reza a lenda, um grupo de pescadores não identificado passou uma rede de madrugada na entrada do Mampituba, o que culminou com a captura acidental do golfinho(um dos que mais ajudava os pescadores na pesca de tarrafa)e seu consequente afogamento.

Não só os pescadores de tarrafa que contavam com a sua ajuda todos os dias, mas também as pessoas que costumavam admirá-los durante a pesca cooperativa ficaram tristes com o acontecimento. Agora já não se vêem mais golfinhos ajudando aos pescadores, tampouco brincando dentro do rio. Os golfinhos são seres muito sociáveis e extremamente inteligentes, é óbvio que quando um deles foi capturado, todos os outros souberam do acontecimento devido a sua complexa comunicação e avaliando os riscos decidiram não ser interessante mais adentrarem no rio.

Foto: Luiz Felipe Zanette

Foto: Luiz Felipe Zanette

E como seres inteligentes que são, não podemos afirmar que eles jamais farão uma nova visita ao rio, pois analisando dia após dia a situação, podem eles aos poucos começarem outra vez a explorarem-no.

Nesse caso e como sempre acreditei, penso que precisamos de leis que os protejam aqui neste litoral.

Este será o nosso próximo objetivo de agora em diante e todos que puderem ajudar serão bem-vindos. Em breve disponibilizaremos uma petição on-line para esse fim. Fique ligado!

Aloha!

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s