As Vozes do Oceano

A Inteligência dos Golfinhos

“Lembro que a primeira vez que vi o cérebro de um golfinho fiquei impressionado com a sua estrutura, tamanho e complexidade. Ao mesmo tempo, fiquei perplexo diante da falta de conhecimento sobre isso pela população em geral e também pelos ambientes acadêmicos. No momento em que comparei o cérebro dos golfinhos com o nosso, lado a lado, pela primeira vez em minha vida – apesar de conhecer o cérebro humano desde minha infância e de estudá-lo há alguns anos nas aulas de neuroanatomia – o nosso cérebro me pareceu primitivo e subdesenvolvido.”

Cérebro de golfinho ao lado de humano

“Além de todas estas fabulosas características cerebrais apresentadas acima, eles têm outras capacidades incríveis, como poder operar cada hemisfério cerebral independentemente do outro. Por exemplo, eles podem mover cada olho independentemente do outro olhando para baixo com um olho e para cima com o outro, ou então em direções opostas.

As funções corporais, que em nós humanos são inconscientes, como respiração, ereção do pênis e sono, nos golfinhos são conscientes. Eles escolhem em que momento respirar, quando exteriorizar o seu pênis e por quanto tempo dormir, sem que para isso necessitem de despertadores ou relógios.

Gangue dos golfinhos

Gangue dos golfinhos

Eles também não ficam completamente inconscientes, isto é, não dormem totalmente. Quando necessitam descansar, desativam um hemisfério cerebral por vez, o que permite que descansem um lado do corpo enquanto o outro permanece desperto. Esse sentido foi desenvolvido possivelmente pela necessidade de estarem atentos a possíveis predadores ou perigos no oceano, bem como para respirar.”

Trechos do livro – Os Golfinhos do Sul do Brasil e a Pesca Solidária no Rio Mampituba.

Aloha!

Anúncios

Uma resposta

  1. Adeuce Hernandez.

    MARAVILHOSO PROFUNDO E VERDADEIRO!

    Curtir

    28 de março de 2015 às 14:14

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s