As Vozes do Oceano

Os golfinhos na história – Uma antiga amizade

“Através da história os golfinhos têm auxiliado os seres humanos, desenvolvido laços de amizade com eles, levado crianças para passear em suas costas, auxiliado pescadores a capturar os peixes, guiado navios, salvado pessoas de afogamento, participado de filmes, pesquisas e, mais recentemente, auxiliado na terapia para crianças portadoras de necessidades especiais.

Estamno de Etruria (M.A.N. Madrid)

Young aulos-player riding a dolphin: red-figure stamnos, ca 360-340 BCE, found in Etruria, (National Archeological Museum, Madrid)

Em muitas culturas antigas, os golfinhos possuem poderes divinos e são considerados seres superiores.

No Vietnã por exemplo, eles eram considerados iguais aos homens e, caso fosse encontrado um golfinho morto na praia, seu corpo deveria ser enterrado e enlutado por aquele que o encontrou. Em Groote Island, uma ilha ao norte da Austrália, os nativos se consideram descendentes diretos dos golfinhos, celebrando esta memória em suas histórias e cerimônias. Uma outra tribo aborígene, que habita a Austrália, em Morning Island, se define como o Povo Golfinho. Seus jovens passam por diversas provas e testes quando crescem para que possam desenvolver qualidades  como sensibilidade e intuição. O jovem que for considerado o mais sensível será o xamã da tribo. Esse povo acredita que o xamã é o espírito de um golfinho que escolheu reencarnar na forma humana.

Para os marinheiros de Creta, amarrar um peixe na proa do barco era a garantia de que os golfinhos os guiariam em alto-mar. No século XIX, era considerado má sorte ferir a um golfinho.

Akrotiri_dolphins

Fresco of Dolphins, ca. 1600 BC, from Knossos, Crete.

O povo Maori da Nova Zelândia, afirmam terem sido guiados até a sua terra prometida por um grupo de golfinhos, que os auxiliou a chegar até a costa. Os anciãos Maori descrevem os golfinhos como “seres humanos no mar”, que só devem ser chamados em tempos de dificuldades.” Trechos do livro – Os Golfinhos do Sul do Brasil e a Pesca Solidária no Rio Mampituba.

Você poderá adquirir o livro em formato digital e na promoção por ótimo preço (perfeito para leitura instantânea em seu computador, ceular ou Ipad) aqui na Livraria Cultura ou impresso diretamente através da editora Bookess.

Aloha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s