As Vozes do Oceano

Será que a Sociedade Humana é Realmente a Mais Avançada do Planeta Terra?

Você acredita que a sociedade humana seja tão avançada quanto se crê?

Talvez não seja bem assim…

Filas de espera, congestionamentos, faltam leitos nos hospitais, pessoas morrendo diariamente de fome e de sede, guerras e conflitos em todos os países, números alarmantes de acidentes de trânsito, poluição sonora, visual e ambiental, destruição e extinção de diversas espécies vivas todos os dias, desentendimento nos lares…a lista é enorme.

Enfim, poderíamos seguir exaustivamente falando sobre os problemas sociais humanos mas por motivos práticos é melhor pararmos por aqui.

A sociedade humana dita civilizada e tecnologicamente avançada na prática não é o que pretende ser.

Basta observarmos com atenção o que acontece no dia a dia.

Por exemplo, em uma área básica como é o caso da saúde vemos hospitais lotados com falta de leitos para atender a todos os pacientes, lentas filas de espera por uma simples consulta médica, falta de medicação apropriada para o controle das doenças, remédios com inúmeros efeitos colaterais consideráveis, falta de resolução para algumas antigas e recorrentes doenças humanas, falta de competência e erros médicos, falta de tato dos profissionais da saúde para com os pacientes (os pacientes são tratados como doentes e não como seres humanos), infecções hospitalares, atitudes antiéticas dos médicos, altos custos das cirurgias e procedimentos médicos aos quais apenas uma ínfima parte da humanidade tem acesso.

Poderíamos argumentar que no entanto hoje se vive mais e com maior qualidade de vida do que outrora, o que infelizmente também não corresponde a realidade já que boa parte das pessoas não alcança uma idade avançada e muito menos com qualidade de vida.

A quantidade de mortes diárias por falta de cuidados adequados de saúde é imensa. As pessoas estão cada vez mais doentes vítimas de diferentes quadros médicos relacionados à má alimentação e a falta de higiene física e mental.

Se formos considerar os relatos de várias civilizações indígenas e de escrituras de antigas tradições culturais e espirituais veremos que antigamente era comum as pessoas viverem mais do que 120 anos, o que pode ser encontrado até mesmo na Bíblia onde tais descrições são comuns no Antigo Testamento.

Então será que além de não evoluir a civilização humana regrediu?

!!!!!

Bom, talvez na área social a humanidade esteja mais aprimorada!

Será? Que avanço temos nessa área?

Mais de um bilhão de pessoas sem acesso a água potável? Outros tantos morrendo de fome todos os dias? Guerras e conflitos por todas as partes? Brigas irracionais que não raro levam ao fim da vida dos envolvidos? Destruição ambiental? Poluição?

E os altos números de doenças psicológicas como depressão, ansiedade, pânico, esquizofrenia entre outras?

Mas uma coisa é certa! Pelo menos agora nós temos o maior poder de locomoção do que nunca antes visto.

Hum…

São tantos carros nas ruas que rotineiramente enfrentamos grandes congestionamentos, acidentes de trânsito que superam em números de mortos algumas guerras e conflitos armados, elevados preços dos combustíveis e taxas que impedem a imensa maioria de ter ou mesmo viajar para muito longe com o seu veículo.

Mas e quanto aos modernos aviões?

Sim, os aviões. A maior parte deles por dentro é pior do que os ônibus. Sem falar nos atrasos e nos preços das passagens aéreas que só podem ser adquiridos por poucos, e claro, sem mencionar o caos aéreo que volta e meia vira manchete no noticiário.

Mas nós já construímos foguetes e fomos até a lua!

É mesmo? E o que isso contribui para a humanidade como um todo? Diminui a pobreza ou a fome? Uniu mais as pessoas?

O homem nem ao menos consegue ficar mais de um dia na lua e provavelmente nem mesmo os nossos netos poderão viver em outro planeta. A nossa tão avançada tecnologia na prática não permitirá isso tão cedo ou então já teremos nos destruído antes disso acontecer.

Hum, me deixa ver…deve ter algum setor em que somos avançados…ha, sim, na educação e no conhecimento?

Que tipo de conhecimento é esse vendido nas escolas e universidades que nem mesmo ensina ao homem a plantar, a colher, a cuidar da própria saúde, da família, a ser solidário, a cuidar das demais espécies vivas do planeta, a construir em harmonia com a natureza, a curar as doenças humanas atendendo a TODOS, a desenvolver tecnologias biosustentáveis e levá-las a TODOS sem exceção?

Será que o conhecimento é propriedade apenas de alguns poucos que podem pagar por ele ou será ele um bem universal?

Mas nós somos os únicos seres do planeta comprovadamente dotados de uma linguagem aprimorada!

Então porque será que as pessoas têm tanta dificuldade em se entenderem?

E quanto ao trabalho?

Será avanço viver aprisionado pelas horas e compromissos a ponto de perder a sensibilidade para consigo mesmo e/ou para com a família? Ou então se dedicar horas a fio em uma tarefa que não dá prazer tampouco traz a realização pessoal?

Será avanço tentar se adequar aos ditames da moda em lugar de ser e de se vestir de acordo com o próprio mundo interior?

Será avanço estabelecer fronteiras e levantar cercas e muros separando-nos quando todos somos filhos da mesma Terra?

E quanto à ciência???

Essa é a nossa diferença de todos os outros seres!

Aí está a nossa superioridade!

Hum…ciência essa que precisa repetir inúmeras vezes um fato simples para comprovar e principalmente para aceitar que ele existe enquanto que na maior parte das vezes bastaria apenas uma observação atenta do mesmo para entendê-lo como funcional ou não.

Ciência que utiliza seres vivos indefesos em seus experimentos como se eles não possuíssem sentidos ou sentimentos?

Bom, é melhor não extendermos mais esse assunto…

Com isso tudo não queremos dizer que a tecnologia seja ruim ou então que não haja pontos positivos na humanidade. Existem e muitos! A humanidade é fantástica!

Porém é importante salientar que o ser humano se colocou em um patamar que nem ele mesmo pode alcançar!

A tecnologia é maravilhosa quando é utilizada para o benefício de todos, aliás, isso é o que poderia ser definido como tecnologia! Algo funcional para o bem de todos.

É importante que possamos questionar o status quo das coisas e que não sejamos simplesmente levados a pensar e a agir de acordo com o que é mostrado na televisão ou é dito nos ambientes de ensino tradicionais.

É imprescindível que nos questionemos a respeito da situação do NOSSO mundo, pois só assim poderemos trazer o verdadeiro AVANÇO ao planeta.

Nesse mesmo planeta existem sociedades que têm sido consideradas inferiores mas que se analisado a fundo e sem pré-conceitos sejam eles sociais ou “científicos” veremos que tais seres nada deixam a desejar em relação a nossa sociedade e antes pelo contrário, muito temos a aprender com tais civilizações.

Esse é o caso de muitas espécies vivas, e para fins de comparação especialmente a sociedade dos golfinhos que podem ser considerados avançados e detentores da mais Alta Tecnologia:

-golfinhos não enfrentam filas

-eles se curam uns aos outros

– não morrem de fome nem de sede

– não tem burocracias

– aprenderam a viver em mais de 70% da superfície planetária

– não são limitados pelas horas ou por datas

-viajam por todo o planeta

– são solidários entre eles e para com outras espécies

– não poluem nem destroem

– são pacíficos

-possuem uma comunicação tão complexa que permite que se entendam sem guerras

-respeitam uns aos outros

-possuem um sonar natural mais avançado do que qualquer aparelho sonar construído pelo homem

-possuem cérebros maiores e mais complexos do que o cérebro humano

-possuem corpos que além de muito resistentes realizam movimentos que desafiam as leis conhecidas da física

-possuem uma visão igualmente perfeita dentro como fora da água

-vivem nos oceanos há mais de vinte milhões de anos

-são auto-conscientes

-não possuem líderes vitalícios (revezam os seus papéis a todo o momento)

-possuem mentes complexas maravilhosamente descomplicadas

Uau!!!

Poderíamos seguir indefinidamente com essa lista de características positivas. Mas para o objetivo desse texto essas já servem de exemplo.

Pois bem, já que a sociedade dos golfinhos é tão sofisticada enquanto que a sociedade humana não está indo bem, porque não nos espelhamos na sociedade delfínica daqui para frente?

Parece uma ótima idéia. Mas embora todas essas características notáveis que os golfinhos possuem a sua sociedade não pode ser considearada o modelo perfeito para o ser humano pois não vivemos no mesmo ambiente e nem possuímos as mesmas características que eles.

Sim, é verdade! Somos radicalmente diferentes em muitos aspectos…porém em muitos outros somos iguais!

Também vivemos em um mesmo planeta e o fato de os golfinhos terem sobrevivido a diversas mudanças climáticas e cataclismas durante todo esse tempo significa que SIM temos muito a aprender com eles.

Os golfinhos podem nos ensinar sobre a sua maneira de ser exemplificada através de sua ludicidade inteligente, de seu altruísmo, de sua avançada comunicabilidade que os torna tão pacíficos e com as coisas que eles conhecem a nosso respeito com as quais nem sequer sonhamos…

A aproximação pacífica entre as nossas espécies pode representar um salto quântico para uma nova era de Paz e de Amor no planeta Terra onde o que uma espécie não possui a outra poderá proporcionar.

Um encontro onde todos sairão beneficiados!

Poderíamos definir como um encontro Ludicamente Avançado!

Ou será melhor continuarmos vivendo isolados dentro de uma pequena caverna iluminada apenas pelas fracas e tremeluzentes chamas da ciência, da superioridade e do individualismo?

Pense nisso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s