As Vozes do Oceano

Em Defesa de Nossas Praias e dos Ancestrais

Beleza Gente!

As lindas praias do Brasil merecem o nosso respeito e carinho.

Nos últimos anos muitas vêm sendo alteradas em seus riquíssimos ecosistemas com o fim de “instalar” mais seres humanos nelas.

Existem dois grandes problemas que rotineiramente acontecem nessas situações:

1-A obra é realizada sem levar em consideração os inúmeros seres que habitam a área levando ao desequilíbrio do ecosistema que inevitavelmente reflete no homem.

2-São instaladas na região mais pessoas do que o local suporta o que também leva ao desequilíbrio.

Diversas praias do Brasil já passaram por isso e agora isso poderá acontecer com uma das mais belas áreas litorâneas do sul do Brasil, o Farol de Santa Marta, conhecido por suas ondas, praias, paisagens e sambaquis (locais de sepultamento dos antigos moradores do Brasil – os homens de sambaqui – nossos ancestrais).

No Farol são encontrados os maiores sambaquis do mundo. Porém devido a falta de educação ambiental as pessoas passam em cima deles com motos e outros veículos e costumam deixar latinhas de cerveja e outras espécies de entulho no lugar.

É importante a preservação desses sítios pois eles são uma rica fonte de conhecimentos sobre a nossa espécie.

O Farol também é local de descanso e nascimento da baleia Franca que costuma visitar o sul do país nos meses de julho a novembro.

Próximo dali na cidade de Laguna de onde as pessoas vindas do norte  tomam a balsa para chegar no farol, existe assim como em Torres uma comunidade de golfinhos (em um próximo post exploraremos isso mais a fundo) que também costumam auxiliar aos pescadores de tarrafa na captura dos peixes o que serve de exemplo para que a espécie humana faça o mesmo com os outros seres que vivem no local. Auxiliando-os e não destruíndo-os!

Felizmente algumas pessoas que habitam a região estão conscientes do assunto e  vêm realizando um esforço para proteger o local.

Esse é o caso da Ong Rasga Mar constituída por moradores do Farol de Santa Marta visando a sua proteção ambiental.

Especialmente você que conhece o Farol de Santa Marta e costuma visitá-lo, na página da ong você encontrará informações a respeito do que está acontecendo no Farol e tornando-se consciente disso certamente poderá auxiliar em sua preservação mesmo que seja através de um pensamento positivo dirigido para lá.

Lembre que nossos pensamentos têm força, tudo acontece antes no pensamento para depois se manifestar na matéria. Todas as realizações humanas desde uma pequena ponte até a viagem à lua começaram com o pensamento.

Outra maneira de ajudar é conscientizar mais pessoas a respeito. Quanto mais gente souber maior será a força pró meio ambiente.

E você que ainda não conhece o Farol

Vale a pena visitá-lo!

Segue o link da Ong Rasga Mar para vocês conhecerem:

http://sosfaroldesantamarta.blogspot.com/

A natureza agradece!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s